capacidades
Desenvolvimento Pessoal

Como desenvolver as capacidades que desejas? Eu fiz assim…

Por a 11 Março, 2018

Boa noite empreendedores,

Todos nós olhamos para outras pessoas e identificamos capacidades que gostaríamos de ter, e por vezes pensamos que algumas delas são inalcançáveis, que nunca iremos chegar a um nível de execução tão alto.

Mas, só existe um “Mundo escuro e inacessível”, quando nos sentirmos completamente limitados em alguma área ou tarefa e seja de todo impossível remarmos contra a maré.

Assim, o cerne da questão e em que eu me foco, são as capacidades que desejamos e que estão directamente relacionadas com os objectivos delineados, e só depois destas estarem fixas se pode aferir se são as suficientes ou não para atingir os fins propostos e sonhados.

Depois de identificadas as capacidades e objectivos traçados, precisamos saber executar e para tal, vamos estudar as pessoas que já o fazem de forma exímia, estudamos horas e horas e começamos a treinar sozinhos (escondidos porventura dos olhos da sociedade). Contudo, não precisamos de ter vergonha de ficar mal na “fotografia”, ninguém gosta de “errar” e “passo a passo”, começamos a ganhar mais confiança e mais prática, a repetição e estudo de cada capacidade, de forma obsessiva, é que nos vai transportar para o desenvolvimento e perfeição na execução.

A vida é feita de exemplos e a minha forma preferida de aprender é o confronto diário com a realidade pessoal e material dos factos.

Deste modo, assim que tomei a decisão de “vencer”, soube de pronto, que teria de perder o “medo” e aprender a comunicar em público.

Essa era a capacidade que eu mais desejava ter, porque sabia que me aproximava dos meus objectivos pessoais e profissionais, antes era um “bicho de sete cabeças” falar para um público de centenas ou milhares de pessoas, pois um miúdo tímido de 21 anos nunca o tinha feito e as experiências na faculdade nunca foram positivas, resultado de ser uma pessoa nervosa e recatada com a exposição.

Este era eu há 4 anos atrás…

 

desenvolvimento

 

Nervoso como sempre, as mãos sempre entrelaçadas para não tremerem, vermelho que nem um “tomate” e sempre que falava a minha voz soluçava… um filme!

Portanto, quando percebi que se queria chegar àquele objetivo tinha de saber comunicar bem, estar tranquilo e enfrentar milhares de pessoas nos palcos, fiquei bastante desmotivado porque não acreditava ser possível.

Pergunto:

O que me tornou num orador que está tranquilo num palco e consegue passar a sua mensagem? Serei sobredotado? Especial?

A resposta, logicamente, que é negativa porque tudo depende do trabalho e da obsessão na assunção das tarefas, assim ocorre-me deixar o catálogo das tarefas que me levaram ao objectivo:

 

  1. Estudar grandes comunicadores diariamente;
  2. Treinar sozinho;
  3. Gravar os treinos;
  4. Começar a fazer reuniões com 5 pessoas, depois com 10, 20…;
  5. Esquecer o medo, assumir que a 1ª vez é provável falhar e isso é normal;
  6. Saber que é o “erro” que nos vai levar ao desenvolvimento;
  7. CLICK de Mentalidade Saída da Zona de Conforto Coragem
  8. Ter a coragem de assumir um palco, mesmo sabendo que ainda não estava preparado;
  9. Repetir esta atitude várias vezes, com pouco tempo de espaçamento de tempo;
  10. Estudar mais oradores e aperfeiçoar cada momento da palestra;
  11. Criar momentos diferentes na palestra, para sair da zona de conforto constantemente;
  12. Aumentar o tamanho do auditório e o número de público para nos meter “medo”;
  13. Obter um desenvolvimento contínuo…

 

Em conclusão, qual é a “poção mágica” para desenvolver capacidades? Começa sempre numa decisão, passa para o estudo, iniciar a tentativa de praticar, repetir vezes sem conta, arriscar mostrar ao Mundo a nossa execução, dar tempo a essa evolução, aperfeiçoar todos os dias, e… um dia olhas para trás e és o dobro do que eras antigamente, não te conheces!!

 

Lembra-te: Quanto mais te desenvolves, mais e melhores resultados alcanças. Porque não começar pelo inicio? Decide hoje ser outra pessoa amanhã, teres outra vida amanhã!

 

Um grande abraço,

André Nave

TAGS
RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT

ANDRÉ NAVE
Lisboa, Portugal

André Nave, mais conhecido por “Nave”, jovem empreendedor, tem 25 anos, nasceu num seio familiar honesto e trabalhador, tímido, mas com objetivos e sonhos grandes. Finalizou a sua licenciatura de Comunicação e Marketing em 2014, onde trabalhava em cafés e call centers enquanto estudava, de seguida ingressou na sua área, no mercado tradicional, em empresas multinacionais, estava completamente iludido sobre o seu futuro de vida, tendo tomado uma decisão inequívoca de lutar pelos seus sonhos, utilizando a mentalidade empreendedora como veículo.