Mentalidade

Queres dinheiro rápido? Fácil…

Por a 3 Junho, 2018

Olá malta, mais uma semana, hoje vai escrita livre…

 

Decidi falar de mentalidade e dizer-vos como é que ajudo as pessoas a passar do “quero dinheiro rápido” para o “prefiro dinheiro sustentável”.

Na nossa infância, todos nos lembramos da nossa reação quanto ao brinquedo preferido, tínhamos que o ter rapidamente, fazíamos birras com os pais, chorávamos, até que alguém cedia e comprava.

Depois crescemos, arranjámos um trabalho, e a primeira compra foi… o telemóvel topo de gama.

Os nossos “velhotes”, são a geração dos empréstimos. Casa grande? empréstimo. Carro? Tem de ser Mercedes, empréstimo. Férias? Siga, porque é só mais 50€/mês, etc…

O ser humano é uma máquina de hábitos e de influências, toda a vida quis as coisas mais rápidas e fáceis, agora não seria diferente. Portanto, quando falamos em resultados financeiros de projectos, o que é que as pessoas querem? Exatamente, dinheiro rápido!

Aqui, eu tenho de dizer que já fui esta pessoa, sempre procurei aquelas oportunidades que mudariam a minha vida numa semana. O google ainda deve estar marcado com as minhas perguntas do estilo “como ficar rico rapidamente?”. Decidi então começar a ler e ser influenciado pelos “grandes”, os tubarões de empreendedorismo.

A primeira coisa que percebi é que os resultados só aparecem depois de trabalhares em ti próprio, depois de desenvolveres as tuas capacidades, depois de errares e aprenderes, seja no projecto A ou B, aqui ou na China.

 

 

Acredito que todos os resultados rápidos e fáceis são “traiçoeiros”, quererá isto dizer que não nos custaram a atingir, não crescemos na aprendizagem, e para ser rápido algo de estranho pode ter acontecido ou está para acontecer… (desculpem o cepticismo)!

Nos meus projectos, quando os apresento a uma pessoa, e esta está mesmo muito interessada, faço sempre a pergunta:

 

“Quando estás á espera que isto te dê lucro?”

 

Se a resposta for menos de 2/3 anos, eu tenho de lhe dizer que, na realidade, isso é possível, já aconteceu em alguns casos, mas o trabalho e esforço tem de ser a triplicar, tem de ser fora do normal, tem de ter noção que as estatísticas estão contra ele, e que a melhor forma que ele tem de organizar as suas expectativas quanto à realidade dos projectos é ler livros que lhe permitam compreender a mudança de mentalidade, ver vídeos, ouvir audiobooks, porque claramente a mentalidade dele está formatada ao processo errado.

O facto de se desenvolver com estas ferramentas irá fazer com que perceba que as bases sólidas para uma vida financeira livre, tal como para relações ou qualquer outra área, constroem-se com consistência e persistência, essa é a chave para a sua sustentabilidade e liberdade, e isso só se consegue com oportunidades que demorem a construir, mas que deixem no mercado um produto ou serviço de extrema utilidade e necessidade, com inovação e alicerces muito fortes. Por esta razão, cerca de 95% das empresas fecham aos primeiros 5 anos, porque nada acontece já amanhã…

Desenvolvimento Pessoal = Resultados

 

Até para a semana amigos,

 

Abraço

TAGS
RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT

ANDRÉ NAVE
Lisboa, Portugal

André Nave, mais conhecido por “Nave”, jovem empreendedor, tem 25 anos, nasceu num seio familiar honesto e trabalhador, tímido, mas com objetivos e sonhos grandes. Finalizou a sua licenciatura de Comunicação e Marketing em 2014, onde trabalhava em cafés e call centers enquanto estudava, de seguida ingressou na sua área, no mercado tradicional, em empresas multinacionais, estava completamente iludido sobre o seu futuro de vida, tendo tomado uma decisão inequívoca de lutar pelos seus sonhos, utilizando a mentalidade empreendedora como veículo.